Como resolver problemas complexos
Por caminhos tortos acabei chegando à indicação deste livro, que efetivamente mudou minha vida. Descobri uma forma sistematizada para lidar com as questões complexas que cercam a nossa sociedade. Por meio do diálogo franco e o escutar ativo, ser possível buscar soluções possíveis. Nada de milagres ou soluções pré-formatadas. Mas trabalhando de forma colaborativa, possibilitando que todos contribuam de forma igual.
Neste livro, Adam explica o processo do Laboratório de Mudanças, ao mesmo tempo em que narra os diversos casos práticos de sua aplicação. Inicia contando como tudo começou, na Africa do Sul, quando facilitou o exercício Cenários de Monte Fleur, com a participação de um diverso grupo de sul africanos que trabalhavam pela transição do sistema de apartheid para a democracia. Encerra narrando a aplicação do processo U na Guatemala, também na transição de uma ditadura militar de mais de 30 anos para o início de uma frágil democracia.
Em todas as histórias Adam narra as dificuldades dos participantes, seja por conta do medo, do cinismo ou do preconceito. Em certos trechos, sua escrita é tão precisa que parece que conseguimos visualizar as cenas. Tenho a imagem viva, até hoje, de quando li sobre os militares colombianos conversando com o representante dos guerrilheiros das FARC pelo telefone.
Esta leitura se completa com a do segundo livro de Adam Kahane – Poder e Amor – onde ele visita os vários casos apresentados no primeiro livro, analisando com a presença balanceada, ou não, do poder e do amor contribuíram, ou atrapalharam, para o resultado final.
Veja aqui o que mais nos tem inspirado!