16 de julho de 2015
Viajar é ótimo, retornar energizada é melhor!
Adoro viajar, acredito que seja um dos melhores investimentos que existem, sobretudo conhecer novas culturas e apreciar a exuberância e a diversidade da natureza. Este ano tive a oportunidade de realizar um sonho antigo: passar três meses na Europa, optando por alugar imóveis naqueles locais onde ficaria mais tempo para explorar a redondeza. O ritmo foi bem diferente de outras viagens mais turísticas. Os interesses incluíram explorar mercados locais, participar de feiras de vinhos, visitar atrações menos conhecidas, aprofundar conhecimentos e práticas de Antroposofia e ter uma rotina caseira, fora de casa.
Quero manter novos hábitos como optar por alimentos orgânicos, ser menos consumista, desenhar ou fazer outras atividades artísticas, contemplar a natureza, evitar grandes deslocamentos diários sobretudo em horários de rush e praticar diariamente exercícios físicos e meditativos. Viver uma vida mais tranquila foi o grande ensinamento desta viagem.
Neste tempo tive o distanciamento necessário da minha vida no Brasil para ver o que me mantém conectada ao país. O calor das relações familiares e de amizade foi um ótimo motivo para me trazer de volta. Mas, mais forte ainda, foi a percepção de que aqui é meu espaço de atuação. Encontrei brasileiros que justificavam não querer retornar por conta da crise que estamos vivendo. No meu caso, foi exatamente o contrario. Me senti energizada para retomar à minha atividade profissional, buscando colaborar para darmos a volta por cima!