Viver o essencial
Como seria viver apenas com o conteúdo de uma mochila? Impossivel! Responderia a maioria… Seria mesmo? Afinal milhares de peregrinos, todos os anos, passam por esta experiência, ao fazerem o Caminho de Santiago.
Em dois meses passarei, novamente, por esta vivência – cerca de 26 dias apenas com uma calça comprida, uma calça capri, 4 camisetas, um casaco, roupa para chuva, uma bota e um chinelo. Serão os ultimos 400km com destino a Santiago de Compostela. Ja fiz isto no ano passado, onde percorri os 380km iniciais, desde a França, e em 2010, quando acompanhada de duas amigas fizemos o Caminho Portugues, cerca de 250km.
Posso afirmar que ter tão poucas opções do que vestir me incomodou, la em 2010, mas foi um grande aprendizado. Afinal optamos por estar num caminho que privilegia o espiritual. E carregar bens materiais se transforma, literalmente, num fardo!
E estas experiências, de optar apenas pelo essencial, você acaba levando para outras áreas de sua vida. Seja na Ida ao shopping ou ao mercado, seja na hora de investir tempo e dinheiro.
Passamos a questionar:
– realmente necessito de tantas blusas?
– posso levar 1/2 dúzia de bananas em vez de 1 (que iriam estragar)?
– opto por um almoço de trabalho ou por um papo com um amigo?
Estas e tantas outras questões passam a fazer parte do seu dia, quando voce decide privilegiar o que é essencial na sua vida.
Outro aprendizado do caminho, ainda em relação aos bens materiais, é entender que, dentre o que é essencial, há itens mais críticos que outros, para o sucesso do processo. Botas são um excelente exemplo. Vale investir financeiramente no que há de melhor, tecnologicamente falando, já que será seu meio de transporte! Meias são também criticas, ja que protegem seus pés do calor e da umidade. Ja blusas e calcas, existem muitas opcoes, e estas chegam a ser descartaveis no caminho… ou seja, mesmo no que é essencial, há critérios a observar na hora de investir.
Estas reflexões se aplicam a todos, afinal somos todos peregrinos neste processo de desenvolvimento humano!
E você, o que é essencial hoje em sua vida?