Colaborando com o inimigo
A leitura dos livros do Adam Kahane me é sempre inspiradora. Como mencionei num dos primeiros posts deste blog – Como resolver problemas complexos – a leitura do seu primeiro livro mudou minha vida, sem exageros!
No seu quarto livro, “Collaborating with the Enemy”, que tive a oportunidade de ler antes de seu lançamento em junho de 2017, Adam provoca uma reflexão sobre as formas de colaboração convencional e elástica.
“Colaboração convencional foca no engajamento, o que não deixa espaço para assertividade, tornando a colaboração endurecida e fragil; gerando estupor e bloqueio. Colaboração elástica (stretch collaboration), ao contrário, gera ciclos entre engajamento e distensão, permitindo a um sistema social – família, organização, país – evoluir a níveis superiores.” (tradução livre)
Este conceito de colaboração elástica é chave para o momento atual, onde temos de dialogar e colaborar com aqueles que trazem à tona nossas maiores e piores sombras. É uma reflexão mais profunda do que Adam abordou no seu segundo livro – Poder & Amor, onde ele apontou a necessidade de haver um balanceamento entre estas duas forças.
Um resumo deste livro pode ser encontrado no site da Reos Partners, disponível em inglês e espanhol.