Dignidade – essencial para um tecido social saudavel e transformador
Durante minha estadia prolongada em Cambridge, EUA, tive a oportunidade de participar de um encontro do Capítulo New England da International Coach Federation (ICF NE). O tema do encontro era “Dignidade no coaching e na vida”, com palestra proferida pela Dra. Donna Hicks, especialista em mediação de conflitos internacionais e professora em Harvard. Fiquei instigada pelo tema.
No evento Donna falou de suas pesquisas ao longo dos últimos 20 anos, apresentou os 10 elementos essenciais para a dignidade e as 10 tentações para a sua violação. (Listados ao final deste post). Contou-nos situações vividas durante mediações de conflito como na Irlanda, onde atuou em parceria com o Bispo Desmond Tutu. Depois fizemos grupos para conversar como estes conhecimentos são aplicaveis no coaching e em processos de transformação social. Saí inspirada.
Como queria saber mais, comprei seu livro Dignity – its essencial role in resolving conflits (disponível em português pela editora Bizancio). À medida que o lia, situações onde vivenciei ou presenciei a violação da dignidade me vinham à mente. Também pude observar como os elementos que propiciam a dignidade foram importantes em momentos crusciais da minha biografia e da de outras pessoas. Nas semanas que se seguiram, comecei a vislumbrar diferentes formas de levar este tema adiante, não só no nivel individual, como em sessões de coaching, mas também em palestras onde instigasse as pessoas a se auto-avaliarem e avaliassem suas principais relações. Até mesmo em nivel global, como no Transforming Capitalism Lab (https://www.presencing.org/#/transforming-capitalism-lab), comecei a perceber como dignidade é essencial para uma sociedade saudavel e transformadora. Tive a oportunidade de encontrar Donna novamente, para um café, expus a ela meus planos, ela me apresentou alguns exercicios que usa em seus workshops pelo mundo. Fiquei ainda mais empolgada!
Sabia que dignidade é inerente ao ser humano, mas a forma estruturada como Donna apresenta o resultado de suas pesquisas provocou em mim um “quê” que não consigo expressar. Mais do que um conceito, dignidade entrou no meu radar, o que está fazendo diferença na minha forma de olhar o mundo. Estou determinada a ser uma “agente de dignidade”, termo usado por Donna por aqueles que captam sua mensagem!
Aos que se interessaram pelo tema, proponho a reflexão das listas apresentadas a seguir. O detalhamento de cada um dos itens pode ser lido nas fotos ao final do texto, que foram tiradas do livro em português, com a autorização da autora.
Os 10 elementos essenciais da dignidade:
– Aceitação da identidade
– Inclusão
– Segurança
– Reconhecimento
– Aprovação
– Imparcialidade
– Benefícios da dúvida
– Compreensão
– Independência
– Responsabilidade
As 10 tentações de violar a dignidade:
– Morder a isca
– Salvar a face
– Fugir às responsabilidades
– Procurar a falsa dignidade
– Procurar a falsa segurança
– Evitar o conflito
– Escolher o papel de vítima
– Resistir à opinião do outro
– Culpar e envergonhar os outros para fugir à própria culpa
– Criar falsas intimidades contando mexericos avultantes
Estou certa que dar foco na própria dignidade e na daqueles com quem nos relacionamos, diretamente ou indiretamente, contribuirá para a transformação da humanidade.