3R's na prática
Reduzir, Reusar e Reciclar – 3R‘s – são práticas difíceis de incorporar, sobretudo numa sociedade consumista como a nossa. Reduzir o consumo, reusar e reciclar produtos dependem de mudarmos nosso modelo mental. Mas é extremamente necessário, não só por questões econômicas como também ambientais.
Há algum tempo tenho focado na redução do consumo, fazendo perguntas básicas como ‘Eu necessito?”, seja uma nova vestimenta ou um novo equipamento. E também no dia a dia, no mercado, optando por comprar 3 frutas no lugar das tradicionais meia-dúzia. Comprar aquilo que se vai consumir, sem fazer estoques desnecessários. Comprar uma blusa nova (sim, porque não), mas já decidindo aquela que vai para a bolsa das doações.
E ai chegamos no segundo foco, no reuso. Não só doar objetos em ótimo estado para aqueles que não podem comprar, mas também não ter vergonha de receber e até mesmo comprar. Uma cadeia de roupas femininas nos EUA – Eileen Fischer, que muito aprecio, tem uma linha de produção para itens de reuso. Consumidoras, como eu, devolvem roupas que não usam mais (por motivos variados) e recebem em troca cupons de desconto, a empresa faz uma seleção do que está em perfeito estado e coloca a venda (devidamente etiquetada como renew) por cerca de 30% do valor inicial. Visitei uma destas lojas e fiquei encantada! Comprei uma blusa, apenas, porque o anjinho do reduzir me acompanhava! E as peças que não estão em perfeito estado, seu material é aproveitado no ciclo de reciclar, gerando novos produtos – casacos, bolsas, chapéus, tapetes e almofadas com design incrementado.
Mas nós também podemos participar deste ciclo de reciclar, por exemplo, quando transformamos uma calça em bermuda, um vestido numa saia… na época dos hippies isto era bem comum… devemos resgatar estas práticas !
E também resgatar objetos esquecidos no fundo das gavetas, mas que não nos desfazemos deles porque adoramos (e não usamos). Foi o caso com 2 óculos de sol que estavam aposentados por terem lentes arranhadas pelo alto uso. Peguei os dois e levei na loja do fabricante para ver o que me proporiam. O mais novo, eles tinham as lentes na loja e lá mesmo fizeram a troca. E ainda aproveitei para trocar a cobertura de silicone que estava manchada pelo sol… O mais antigo, já vintage, eles não tem mais as lentes para repor, mas me indicaram uma empresa de confiança que faz por encomenda. Entrei em contato e em 2 dias recebi as novas lentes. No total gastei metade do valor de um óculos novo e estou com meus 2 óculos novinhos, novamente. E já separei outros 2 óculos para bolsa de doação!
Resumo, temos de persistir para mudar nossos modelos mentais de consumo. Tanto o bolso como o planeta agradecem!