Sociedade Transformar

7 de dezembro de 2021

Seguindo o fluxo do momento

No último post de 2020 escrevi sobre Viver o momento, ou seja, aproveitar o presente para fazer aquilo que fosse possível. Em julho de 2021 refleti sobre a forma de viver a impermanência provocada pelas várias ondas da pandemia, em planejar a médio prazo, mas viver as possibilidades no curto prazo, ou seja, uma Vida entre ondas.

Neste post amplio meu olhar para um viver mais fluido, seguindo o fluxo do momento. Com uma pandemia que, na prática, já dura dois anos, apesar da OMS só a ter declarado em março de 2020, meu olhar se ampliou no tempo. Não basta vivermos o momento, não basta se planejar para viver entre as ondas. Temos de aprender com os surfistas a olhar no horizonte, observar a formação das ondas, o ritmo entre elas e escolher local para  entrar na água e o momento certo para  dropar aquela onda que mais te interessar.

No ponto de vista de planejamento pessoal, podemos aprender com os processos estratégicos das organizações. Fazer estudos de cenários, estabelecer estratégias e metas de longo prazo, fazer parcerias e desenhar planos de ação de médio e curto prazo. Parece complicado e trabalhoso. Sim, é. Mas o que voce prefere, seguir o fluxo sendo o surfista que surfa belas ondas ou deixar a vida te levar?

Não precisa ser aquele surfista das grandes ondas, aquelas gigantes de mais de 10 metros. Pode começar com pequenas ondas, em mares com fundos mais homogêneos, que permitem surfar por mais tempo… Se bem que, com as novas variantes do virus e os efeitos das mudanças climáticas, há previsão de tempestades no horizonte. Então, não desista, inclua estas possíveis tempestades nos possíveis cenários e segue!

Segue o fluxo do momento tendo a praia como meta de futuro a alcançar. Avalie se, como o surfista, você passou suficiente parafina no seu planejamento para não escorregar e perder a onda. Se alongue antes de entrar na água, para que esteja com músculos preparados para remar até ultrapassar a arrebentação e depois para pegar a onda escolhida. Para quem quer surfar, enfrentar os desafios é como ultrapassar a arrebentação e observar o momento certo de pegar a onda é uma decisão estratégica, que dela depende como o surfista segue na onda.

Não sou surfista, peguei jacaré na adolescência. Se fiz alguma analogia pouco apropriada, me desculpem. Meu intuito foi trazer uma imagem de alguém que, aparentemente, segue o lema “deixa a vida me levar”, só que não! Para surfar uma boa onda é preciso planejar, sentir a natureza e mergulhar na água.

Vamos surfar?

 

 

Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
download huawei firmware
Download WordPress Themes Free
online free course