Para atuar rumo aos ODS’s é necessário fortalecer os IDG’s
Que sopa de letras! Então vamos explicar:
- ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são as 17 metas estabelecidas na ONU com vistas a construir e implementar políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável (Agenda 2030). Em inglês a sigla ODS é escrita como SDG (Sustainable Development Goals) (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs)
- IDG – Inner Development Goals, que pode ser traduzido livremente para o português como Objetivos para o Desenvolvimento Individual, é um conjunto de 23 habilidades e qualidades a serem cultivadas pelos indivíduos, agrupadas em 5 categorias (https://www.innerdevelopmentgoals.org)
Reflexão similar foi apresentada neste blog em 2018 – Do Indivíduo ao coletivo – um caminho para a transformação social. Volto ao tema porque ele ainda é relevante. A Ética do Cuidado, apresentada por Bernardo Toro, que propõe que cuidemos antes de nós mesmos para sermos capazes de cuidar do outro e do planeta é, a cada dia, mais importante. Está na mesma linha do aviso de segurança em aviões – “caso haja uma descompressão na cabine, máscaras de emergência cairão – coloque a sua primeiro antes de ajudar crianças e outros que necessitem”
Estas máscaras de emergência são habilidades e qualidades que necessitamos desenvolver e cultivar para lidar com os complexos problemas sociais e ambientais. Apesar de terem sido definidos como metas, os IDGs, na verdade, se transformam num processo continuo de desenvolvimento humano.
Há um movimento mundial no sentido de ampliar os estudos a cerca das habilidades e qualidades de transformação, a nível de indivíduos, para propiciar o desenvolvimento sustentável. Profissionais de diferentes áreas de atuação estão se organizando em hubs locais ou nacionais, integrados de forma colaborativa ao mundial. Mais do que apenas estudar, a proposta é identificar e promover práticas que contribuam para o desenvolvimento dos IDG’s.
A Sociedade Transformar tem por propósito colaborar com os clientes para um processo sustentável de transformação pessoal. Tanto os atendimentos individuais – coaching, art coaching ou acompanhamento biográfico, assim como as vivencias de aprendizagem – palestras, oficinas ou viagens, atuam no desenvolvimento de diversas habilidades ou qualidades, muitas das 23 listadas no IDG. Assim sendo, nos sentimos convocados a promover e a nos engajar nesta rede internacional que está surgindo.
Se quiser conhecer mais sobre a proposta, entra em contato!