Sociedade Transformar

10 de setembro de 2022

Uma viagem pela Italia com uma guia especial

A viagem Nos Passos de Matilda estava planejada para maio de 2020 e com a pandemia foi sendo postergada… Finalmente minha parceira, Monica Becker, e eu resolvemos realizá-la em julho de 2022. Antigos interessados desistiram, outros apareceram mas ninguém confirmava. Faltando menos de duas semanas, resolvi ir sozinha. Comprei passagens e, surpresa, uma amiga me manda uma mensagem por WhatsApp – “A viagem da Itália está confirmada?”. “Sim, confirmada, acabei de comprar minhas passagens!”, respondi. Minha parceira se animou e, em menos de 48 horas, tínhamos um grupo animado para a viagem.

Como seríamos apenas três, revisamos o roteiro para nos deslocar prioritariamente de trem e já compramos as várias passagens com assentos marcados. Revimos as atrações a serem visitadas e também compramos os ingressos com hora marcada para evitar as longas filas. Itália estava repleta de turistas, nos avisaram.

Nas vésperas da viagem começam a pipocar notícias de caos aéreo na Europa – voos cancelados e bagagens desviadas – milhares. Conversamos e optamos por irmos as três com mala de bordo, apenas. Até por conta das viagens de trem, seria mais cômodo. E não corríamos o risco de ficar sem mala. Assim fizemos, e foi ótimo!

Nos encontramos na estação central de trem em Milão, felizes de estarmos juntas novamente numa viagem que integra passeios turísticos, gastronomia, história e autoconhecimento. Novamente porque nossa única participante já havia estado conosco em Portugal, em 2019, Nos Passos dos Templários.

Mas quem é Matilda, nossa guia nesta viagem? Condessa Matilda de Canossa foi uma importante personagem na história medieval do século XI. Nascida em Mantova, norte da Italia, de origem nobre por parte de sua mãe Beatriz de Lorraine, descendente direta do Rei Carlos Magno. Também correm nas veias de Matilda o sangue guerreiro de seu pai, Bonifacio de Canossa, de uma linhagem de condes que receberam seus títulos e terras por préstimos aos reis do antigo império germânico-romano, hoje Alemanha.

Esta mulher tem uma história de vida que surpreende não só por sua cultura – falava, lia e escrevia fluentemente em alemão, francês, latim (língua dos nobres letrados) e italiano (dialeto local) – mas também por ser uma exímia amazonas e saber manejar armas. Lutou contra forças poderosas daquela época, por aquilo que acreditava ser justo. Tinha a fé como pilar de suas ações.

Seguindo a biografia de Matilda viajamos pelas regiões de Régio-Emilia e Toscana, visitando fortalezas nos Alpeninos e cidades como Mantova, Modena e Florença, e em Canossa fomos tele-transportadas no tempo por meio de tecnologia de realidade virtual ampliada.

As aventuras e desventuras de Matilda se estenderam até Roma, onde encontrou sua alma gêmea, o Papa Gregório VII. No monastério de San Benedetto Po prestamos homenagem à nossa guia, no seu primeiro local de descanso. Mas é no Vaticano que ela hoje tem seu repouso final – na Basílica de São Pedro, alguns metros depois da famosa Pietá de Michelangelo.

Além das visitas aos locais relacionados à biografia da condessa, nossa viagem tinha como proposta olharmos para nossas próprias histórias de vida. A medida que viajávamos íamos refletindo em como a historia da condessa e as nossas próprias se assemelhavam nas diferentes fases da vida. Ela nos trazia insights de momentos significativos a observar, visto que sua história tem os eventos biográficos (nós lunares, crises, características dos setenios, etc) bem marcados.

E como viajar pela Italia sem apreciar sua gastronomia? Visitar a fabrica de vinagre balsâmico Giuseppe Giusti, há 17 gerações na mesma família, era obrigatório. Assim como a queijaria 4 Madonas, onde compramos o delicioso queijo parmigiano reggiano. Gelato a toda hora, uma excelente desculpa para enfrentar o calor de 44.C que fazia! E para finalizar, boas pastas e pizzas em cantinas locais e vinho geladinho para celebrar nossa amizade.

Tivemos alguns percalços, como greves de taxi na chegada a Roma, greve de trem na ida para o aeroporto, locais bem cheios e as pessoas sem máscaras – na Fontana de Trevi entupida de turistas apenas nós três de máscaras. Mas foram problemas menores que enfrentamos com serenidade, felizes de estarmos nesta busca de desenvolvimento pessoal.

Se quiser ter um gostinho do que foi esta viagem, assista ao registro de Nos Passos de Matilda no nosso canal no Youtube.

 

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download intex firmware
Download WordPress Themes
online free course