Beneficios de se viajar leve
Nem sempre é possível viajar com uma mochila ou uma mala pequena. Sobretudo no frio ou quando temos compromissos que incluem eventos fornais e momentos de descontracao. No entanto, se sua viagem não se enquadra nestas opções, te convido a fazer esta experiência.
O convite de viajar leve tem alguns benefícios, inclusive o financeiro, desde que as empresas aéreas passaram a cobrar caro por despachar malas, cada vez menores. Mas minha proposta vai muito além da econômica.
Quando levamos uma mala pequena e leve, que cabe a bordo, diminuímos o risco de extravios. Sobretudo depois da pandemia e em épocas de férias ou feriados prolongados, muitos aeroportos ainda não estão preparados para lidar com grande volume de bagagens em curto espaço de tempo. E as conexões se tornam verdadeiros buracos negros para as malas. Sem falar no tempo e na irritação de se tratar com empresas aéreas e seguradoras.
Outra vantagem, que se estende a malas um pouco maiores, desde que leves, é nos deslocamentos. Viagens de trem ou ferry, frequentes mudanças de hotel e, ainda, lidar com a organização das malas nos carros são facilitadas. Viajar leve é, antes de tudo, uma proposta de trazer mais prazer em todos os momentos da viagem.
Ok, falar é fácil. Mas como colocar isto em prática?
Planejamento é fundamental. Analisar o roteiro, identificando que roupas levar. Optar por roupas leves (no sentido de peso mesmo) e que sejam fáceis de lavar, daquelas que podemos pendurar molhadas num cabide no banheiro e pela manhã estarão prontas para uso. Outro ponto importante é selecionar roupas que combinem entre si e, assim, multipliquem as possibilidades de looks. Por exemplo: 2 bermudas, 1 calça comprida e 5 camisetas, se todas combinarem entre si, já seriam 15 diferentes looks. E, para as viajantes femininas, ainda dá para incluir um vestido leve para mudar a aparência de vez em quanto. Ainda sugiro o uso de sacos daqueles que voce tira o ar, porque as roupas ficam melhor arrumadas e ocupam menos espaço.
Mesmo estando calor, é sempre bom levar um echarpe e um casaco leve para um dia com vento, avião ou trem gelado. Mas estes entram na bolsa ou mochilinha de mão. E se o roteiro inclui praia ou piscina, não esqueça da roupa de banho e de um chapéu ou boné.
No quesito calçado, uma grande questão sobretudo para as mulheres, opte por usar o que for mais pesado e volumoso durante os deslocamentos – tenis e botas de caminhada, por exemplo. Pelo menos um segundo par de calçado seria recomendável, como uma sandália ou chinelo. Lembre-se que em viagens normalmente caminhamos muito, então seria bom levar calcados ortopédicos que ja estejam amaciados!
Na hora de arrumar a necessaire, inclua apenas o que for extremamente necessário, em potes pequenos, que voce pode jogar fora durante a viagem. Estes são itens muito pesados e que ainda tem de ser colocados numa ziplock, se estiverem na mala de bordo. Seja minimalista, inclusive na seleção de acessórios.
A melhor forma de viajar é estar aberto ao novo, o que requer abertura de espirito e libertar-se de alguns hábitos.