Biografia e liderança – uma jornada contínua
De 02 a 06 de novembro de 2024 participei em Quioto (Japão) da 12. edição da Worldwide Biographical Conference (WBC 2024), evento bianual que congrega profissionais que trabalham como Aconselhadores Biográficos com base na Antroposofia, credenciados pelo ITF (International Trainers Forum). A delegação do Brasil teve 10 participantes! Foram dias de intensas trocas de conhecimentos e experiências.
Neste ano o tema foi “Mind the Gap” – atenção ao vão. Atenção aos vazios dentro de você e entre você e o que te cerca. De alguma forma, todos os workshops trataram deste tema.
Mas o foco deste post é o que nos foi trazido por Joan Sleigh, os diferentes níveis de desenvolvimento da liderança em relação ao desenvolvimento humano em sua biografia, do líder autônomo até o líder espiritual. Importante observar que a liderança espiritual não está relacionada à qualquer religião, mas surge ao se incorporar a essência do ser humano como um recurso da organização.
Joan trouxe referências atuais sobre as qualidades do líder espiritual: liderança autêntica, engajamento do líder e pensar integrado. A saber:
- a liderança autêntica, independente do cargo, se baseia no ser humano numa jornada de transformação, reconhecendo seu propósito e atuando intencionalmente nesta direção
- o engajamento do líder é uma prática diária entre pessoas e deve se adaptar às contínuas mudanças
- o pensar integrado é a capacidade dos líderes de integrar pensamentos de múltiplos níveis complementares e até mesmo opostos
Joan nos fez refletir sobre como esta liderança pode se desenvolver ao longo da biografia, relacionada às quatro dimensões do ser humano:
- corpo fisico, na fase dos primeiros sete anos, proporcionando orientação – uma liderança autônoma
- corpo etérico, no segundo setênio, aportando colaboração – uma liderança compartilhada por meio do diálogo
- corpo anímico, dos 14 aos 21 anos, inspirando abundância – um líder servidor que proporciona um ambiente sagrado de transformação
- Eu, a partir dos 21 anos, impulsionado pela autenticidade – um líder espiritual que possibilita que todos se transformem em direção às suas essências
Joan ressaltou como este desenvolvimento ocorre num contínuo equilíbrio entre polaridades, por meio de experiências no limiar. Não é um caminho reto, mas tortuoso, onde integram-se as vivências exteriores nas sensações percebidas. E, para tanto, a consciência deste processo é fundamental para que o Eu perceba suas potencialidades.
Além das referências atuais sobre as qualidades do líder espiritual, Joan apresentou as considerações de Rudolf Steiner sobre este líder tão necessário para o futuro da humanidade. Um ser que deve estar atento às forças de Arimã e buscar se alinhar às de Micael. Para além do pensar integrado, Steiner propõe que sentimentos e intenções, que surgem das interações com o mundo, sejam também integrados e alinhados aos pensamentos.
“Quando o homem se sente como um ser livre próximo a Michael, ele está a caminho de levar o poder intelectual para seu ‘homem inteiro’; ele pensa de fato com sua cabeça, mas seu coração sente o brilho do pensamento ou sua sombra; a vontade irradia o ser essencial do homem ao permitir que pensamentos fluam para ela como intenções e objetivos. O homem se torna mais e mais homem ao se tornar a expressão do mundo; ele se encontra, não buscando a si mesmo, mas unindo-se voluntariamente ao mundo.” (Rudolf Steiner, Leading Thoughts – tradução livre)
Aqui gostaria de fazer uma ressalva. Nos Caminhos dos Sentidos, as viagens em pequenos grupos que organizo com Monica Alvarenga desde 2017, temos exatamente esta proposta de trazer à consciência este processo de integrar vivências exteriores às sensações percebidas, usando como foco destas vivências os 12 sentidos. Joan também trouxe esta dimensão dos sentidos, sem aprofundar. Aproveitando um intervalo conversei com ela a respeito das viagens e dos meus estudos a respeito do desenvolvimento dos 12 sentidos na biografia para um envelhecer sereno. Ficamos de aprofundar esta conversa, uma oportunidade para 2025!