16 de dezembro de 2014
Viagem ao Vietnã
Adoro viajar e, há algum tempo, procuro programar uma viagem por ano em que possa conhecer locais no-vos, sobretudo com natureza exuberante ou cultura diferente da ocidental. Em setembro de 2013 meu marido e eu fomos conhecer o Vietnã. Por duas semanas exploramos três regiões do país, que praticamente desconhecíamos a existência até então.
Ao norte fica a capital administrativa – Hanoi, com seu trânsito caótico,formado por milhares de motos carregando famílias inteiras. Também nesta região está a famosa baia da Halong com suas centenas de ilhotas lembrando como se um dragão ali se escondesse e os vilarejos de pescadores, com as casas construídas sobre a água.
Mais ao norte ainda, quase na fronteira com a China, depois de chacoalhar toda uma noite num trem que lentamente subia as montanhas, chegamos à cidade de Lao Cai com os terraços de arroz, o mercado de Bac Ha e os vilarejos onde as pessoas ainda se vestem com roupas características de suas etnias.
Ao centro do Vietnã fomos à cidade imperial de Hue, para visitar a cidadela, ou seja, a parte intramuros on-de vivia a família imperial e sua corte, proibida aos plebeus. Também nesta região central visitamos a cidade de Hoian, antigo porto de ligação do ocidente com Japão e China, com suas casas tradicionais e centenas de lojas para comprar lembranças. Nesta região encontramos belas praias de areia branca, ótimas para um descanso depois de tanto caminhar.
Ao sul do país fomos à capital financeira do Vietnã – Ho Chi Minh, antiga Saigon na época do protetorado francês. Uma moderna cidade, com seus prédios altos coloridos por luzes de neon e shopping centers com suas lojas de grife internacional. Mais ao sul, quase na fronteira com o Camboja, visitamos o Delta do rio Mekong e a região onde aconteceu grande parte da guerra contra os norte-americanos.
Cada parte deste lindo país tem sua especificidade. Mas o que há em comum é seu povo, super hospitaleiro, enfrentando as adversidades, trabalhando duro, mas sempre sorrindo e com criatividade. E olha que foram muitas lutas ao longo dos mais de 2000 anos de sua história. Invadidos pelos chineses e anexados ao seu território por cerca de 900 anos, conseguiram unir forças e se libertar. No século XIX, por quase 80 anos, fizeram parte da Indochina, sendo protetorado francês. No século XX, por cerca de 20 anos, ocorreu a Guerra do Vietnã, quando norte-americanos tentaram derrubar o regime comunista que havia se instaurado no país. Nesta guerra morreram cerca de 150 mil soldados norte-americanos e mais de 3 milhões de vietnamitas. Templos milenares e cidades inteiras foram destruídos. Ainda hoje os campos estão arrasados por conta das bombas incendiárias de napalm ali jogadas.
Por todo o pais, centenas de templos indus, milenares, ainda frequentados com a mesma religiosidade de quando foram construídos. As montanhas ao norte são inspiradoras. A baia da Halong iluminada pela lua cheia, inesquecível! As relíquias históricas na região central nos fazem voltar no tempo, de tão bem preservadas. Os túneis super-estreitos e sufocantes que os guerrilheiros usavam para se proteger e lutar contra o inimigo, muito mais poderoso, nos fazem sentir toda a barbárie que foi esta guerra. Ao visitar o Vietnã, conhecemos uma parte do mundo e, sobretudo, uma parte da história da humanidade que nem imaginávamos.
Veja aqui o que mais nos tem inspirado!