O futuro sustentável é em rede!
Fritjof Capra, no livro As Conexões Ocultas – Ciência para uma vida sustentável, comenta sobre o surgimento de uma nova ordem, “fenômeno este que ocorre em momentos críticos de instabilidade provocados por flutuações do ambiente e realçados por elos de realimentação”.
No capítulo Virando o Jogo, Capra observa como a atual forma do capitalismo global é insustentável dos pontos de vista social e ecológico, e que é preciso uma mudança sistêmica – “Essa mudança sistêmica profunda já está acontecendo. Acadêmicos, lideres comunitários e ativistas do mundo inteiro já estão formando coalizões eficientes e levantando a voz não só para exigir que “viremos o jogo”, mas também para propor maneiras concretas de fazer isso.”
A atual busca pelo desenvolvimento sustentável, nossa responsabilidade perante às gerações futuras, se inicia com a invenção de comunidades sustentáveis, nos inspirando nas inúmeras comunidades presentes na natureza. Segundo Capra:
“Em todas as escalas da natureza, encontramos sistemas vivos alojados dentro de outros sistemas vivos – redes dentro de redes. Os limites entre estes sistemas não são limites de separação, mas limites de identidade. Todos os sistemas comunicam-se uns com os outros e partilham seus recursos, transpondo seus limites.”
Para finalizar, Capra observa que “A ideia central desta concepção sistêmica e unificada da vida é a de que o seu padrão básico de organização é a rede.”
Ao comemorar dois anos de existência a Sociedade TransFornar se reinventa, ampliando sua capacidade de se relacionar com o mundo, ao promover e participar da Rede de Transformadores, formada por profissionais que, de formas diversas, contribuem para o desenvolvimento da Sociedade.