Teia de relações no processo de transformação
No final de 2016 fiz referência ao Capra no post O futuro sustentável é em rede!, quando citei a seguinte frase, de seu livro As Conexões Ocultas:
“Em todas as escalas da natureza, encontramos sistemas vivos alojados dentro de outros sistemas vivos – redes dentro de redes. Os limites entre estes sistemas não são limites de separação, mas limites de identidade. Todos os sistemas comunicam-se uns com os outros e partilham seus recursos, transpondo seus limites.”
Sistemas com identidade própria, que compartilham recursos e ultrapassam limites – atuar em processos de transformação social, como numa teia de relações, tem estas características. Juntos somos mais fortes, já dizia a sabedoria popular.
Neste momento a Sociedade Transformar promove, com vários parceiros, 5 iniciativas que visam o desenvolvimento de indivíduos e organizações: Nature Quest (retiro com John Milton), U.Lab Hub Rio 2017, Teoria U aplicada à sustentabilidade do coaching social, Diálogos Parsifal21 e Jornada Parsifal21 no Rio. Outros 5 projetos, também em parceria, estão em fase de desenvolvimento.
É bem trabalhoso atuar de forma colaborativa com 15 parceiros, cada qual com sua identidade, suas características e interesses diversos. Mas, por outro lado, nossa complementaridade é que aporta a beleza de se fazer parte desta teia. Nos desenvolvemos ao lidar com nossos parceiros, enfrentamos nossas sombras, enfim, aprendemos a ser uma melhor versão de nós mesmos!