Que mudanças são percebidas pelos clientes após processo de coaching?
No início de 2017 fiz uma pesquisa com meus clientes de coaching para avaliar, a partir do olhar deles, como foi o processo. As perguntas incluíram os momentos antes, durante e depois do coaching: Qual principal motivo que levou a buscar o coaching? Que atores estavam envolvidos na decisão de fazer coaching? Qual a relevância das diferentes etapas do processo? Quais eram as expectativas ao final do processo? As expectativas foram atendidas? Como se auto-percebe hoje em comparação à pessoa que iniciou o processo?
O resultado foi bem interessante, até mesmo surpreendente em alguns itens como, por exemplo, como a mãe e o(a) companheiro(a) tem papeis relevantes no contexto que impulsiona a decisão de fazer o coaching. Outro ponto interessante observado nesta pesquisa foi a percepção, por parte dos clientes, de ser extremamente relevante todas as etapas do processo, desde a definição da questão foco e estabelecimento de expectativas, até o estabelecimento do plano de ação, passando por criação de confiança entre coach e cliente, exploração de fatos e observação de sentimentos, conexão com o futuro que quer emergir, visualização de futuro e compreensão das ações que o colocam em movimento. Em resumo, há percepção da relevância da integralidade do processo.
O mais lindo desta pesquisa foi a auto-percepção dos clientes hoje, em comparação com a pessoa que iniciou o processo de coaching, que capacidades foram desenvolvidas.
Os participantes foram solicitados a avaliar-se em 12 diferentes capacidades, em termos de mudanças, mínimas ou significativas, observadas:
– Reconhecido às pessoas que marcaram a sua vida (mudanças significativas para 50% dos participantes e mínima para 8,33%))
– Capaz de aceitar os opostos e de agir de forma ponderada (mudanças significativas para 41,67% dos participantes)
– Perseverante no desenvolvimento de novas habilidades e capacidades (mudanças significativas para 41,67% dos participantes e mínimas para 25%)
– Capaz de perceber as necessidades, as qualidades e os defeitos dos outros, sem impor os seus (mudanças significativas para 33,33% dos participantes e mínimas para 16,67%)
– Livre para seguir planos e ideais (mudanças significativas para 75% dos participantes e mínimas para 8,33%)
– Respeitoso em relação ao “outro” e ao ponto de vista dele (mudanças significativas para 41,67% dos participantes)
– Sereno em relação às decisões pessoais ou profissionais (mudanças significativas para 58,33% dos participantes e mínimas para 25%)
– Paciente em relação a aguardar o momento certo (mudanças significativas para 58,33% dos participantes e mínimas para 8,33%)
– Capaz de controlar os pensamentos e a fala (falar a palavra certa no momento certo) (mudanças significativas para 25% dos participantes e mínimas para 50%)
– Corajoso para resistir aos medos e fazer o que considera correto (mudanças significativas para 50% dos participantes e mínimas para 25%)
– Discreto (mais ouvinte e menos falante) (mudanças significativas para 8,33% dos participantes e mínimas para 33,33%)
– Atuante a partir do mundo imaginativo, inspirativo ou intuitivo (mudanças significativas para 33,33% dos participantes e mínimas para 41,67%)
Das 12 capacidades, as mais impactadas pelo processo de coaching estão associadas a: liberdade para agir (83,33%), serenidade nas decisões (83,33%), paciência (66,33%), auto-controle de pensamento e fala (75%), coragem (75%) e espiritualidade (75%) . Capacidades essenciais neste momento de tantas transformações!