Sociedade Transformar

26 de outubro de 2017

Que mudanças são percebidas pelos clientes após processo de coaching?

No início de 2017 fiz uma pesquisa com meus clientes de coaching para avaliar, a partir do olhar deles, como foi o processo. As perguntas incluíram os momentos antes, durante e depois do coaching: Qual principal motivo que levou a buscar o coaching? Que atores estavam envolvidos na decisão de fazer coaching? Qual a relevância das diferentes etapas do processo? Quais eram as expectativas ao final do processo? As expectativas foram atendidas? Como se auto-percebe hoje em comparação à pessoa que iniciou o processo?
O resultado foi bem interessante, até mesmo surpreendente em alguns itens como, por exemplo, como a mãe e o(a) companheiro(a) tem papeis relevantes no contexto que impulsiona a decisão de fazer o coaching. Outro ponto interessante observado nesta pesquisa foi a percepção, por parte dos clientes, de ser extremamente relevante  todas as etapas do processo, desde a definição da questão foco e estabelecimento de expectativas, até o estabelecimento do plano de ação, passando por criação de confiança entre coach e cliente, exploração de fatos e observação de sentimentos, conexão com o futuro que quer emergir, visualização de futuro e compreensão das ações que o colocam em movimento. Em resumo, há percepção da relevância da integralidade do processo.

O mais lindo desta pesquisa foi a auto-percepção dos clientes hoje, em comparação com a pessoa que iniciou o processo de coaching, que capacidades foram desenvolvidas.

Os participantes foram solicitados a avaliar-se em 12 diferentes capacidades, em termos de mudanças, mínimas ou significativas, observadas:
Reconhecido às pessoas que marcaram a sua vida (mudanças significativas para 50% dos participantes e mínima para 8,33%))
Capaz de aceitar os opostos e de agir de forma ponderada (mudanças significativas para 41,67% dos participantes)
– Perseverante no desenvolvimento de novas habilidades e capacidades (mudanças significativas para 41,67% dos participantes e mínimas para 25%)
– Capaz de perceber as necessidades, as qualidades e os defeitos dos outros, sem impor os seus (mudanças significativas para 33,33% dos participantes e mínimas para 16,67%)
– Livre para seguir planos e ideais (mudanças significativas para 75% dos participantes e mínimas para 8,33%)
– Respeitoso em relação ao “outro” e ao ponto de vista dele (mudanças significativas para 41,67% dos participantes)
– Sereno em relação às decisões pessoais ou profissionais (mudanças significativas para 58,33% dos participantes e mínimas para 25%)
– Paciente em relação a aguardar o momento certo (mudanças significativas para 58,33% dos participantes e mínimas para 8,33%)
– Capaz de controlar os pensamentos e a fala (falar a palavra certa no momento certo) (mudanças significativas para 25% dos participantes e mínimas para 50%)
– Corajoso para resistir aos medos e fazer o que considera correto (mudanças significativas para 50% dos participantes e mínimas para 25%)
– Discreto (mais ouvinte e menos falante) (mudanças significativas para 8,33% dos participantes e mínimas para 33,33%)
– Atuante a partir do mundo imaginativo, inspirativo ou intuitivo (mudanças significativas para 33,33% dos participantes e mínimas para 41,67%)
Das 12 capacidades, as mais impactadas pelo processo de coaching estão associadas a: liberdade para agir (83,33%), serenidade nas decisões (83,33%), paciência (66,33%), auto-controle de pensamento e fala (75%), coragem (75%) e espiritualidade (75%) . Capacidades essenciais neste momento de tantas transformações!

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