Revelando o invisivel no campo social
Na sociedade atual, nossas conversas são recheadas por pensamentos advindos de julgamento, preconceito e ceticismo. É necessário treinar nossa mente para colocar estes pensamentos de lado e sermos efetivamente capazes de ouvir nossos interlocutores.
Por outro lado, somos ensinados a calar nossos sentimentos, guardá-los apenas para nós mesmos. E, por vezes, acabamos sendo incapazes de compreendê-los ou, até mesmo, percebê-los! Novamente é necessário um processo para re-aprender a ouvir o coração.
A completa conexão do que está fora de nós com nosso interior é requisito essencial para uma profunda transformação no campo social. É imprescindível que energias invisíveis sejam percebidas. Sendo capazes de perceber o todo, estaremos melhor preparados para participar da mudança.
O Teatro da Presença Social é um conjunto de práticas que busca revelar o invisível no campo social. Tem por base conceitos milenares da Shambhala, introduzidos por Arawana (https://arawanahayashi.com) no Presencing Institute/MIT.
Seja abordando questões individuais ou de grupos sociais, trabalha a partir do campo energético acessado pelo grupo de participantes. São práticas relativamente simples, mas que requerem preparação, sobretudo do facilitador que as conduz.
Não se trata de um teatro onde representamos papeis arquetípicos. Também não se trata de práticas como constelação familiar ou organizacional. É uma forma de acessar o futuro a partir das sementes existentes no presente.
É bem complicado de explicar, com palavras ou imagens, do que trata o Teatro da Presença Social. É uma vivência, uma experiência individual. Da primeira vez que participei, numa prática que se chama STUCK (travado), guardo sentimentos e insights profundos. E isto foi há mais de oito anos! Em outra prática, o 4D Mapping, onde participei numa questão complexa de um país da Ásia, os participantes capturaram questões culturais que desconheciam, ajudando aquele que havia trazido o problema a perceber como o seu próprio modelo mental o impedia de perceber todas as dimensões envolvidas.
Esta forma inovadora de revelar o invisível, em busca de transformações sociais mais sustentáveis, está chegando ao Brasil devagarzinho… facilitadores estão sendo capacitados, grupos de prática se formando. No segundo semestre de 2018, no Rio de Janeiro, a Sociedade Transformar facilitará grupos de prática. Parcerias estão sendo construídas.
Convido-o a se juntar a nós, experenciar o acesso a este campo energético que tanto tem a nos oferecer.