Uso da Internet em tempos de crise
A atual crise sanitária mundial tem colocado milhões de pessoas em quarentena. Nas próximas semanas, mais cidades e países fecharão suas fronteiras, mais organizações trabalharão em esquema de contingência, mais lojas buscarão novas formas de acessar seus clientes. E todos, sem exceção, apostam na internet.
E este crescimento exponencial dos meios de comunicação seria sustentável? Do meu ponto de vista, a resposta é NÃO.
O ponto que quero trazer para reflexão é sobre como estamos utilizando este recurso, finito, que é o sistema de comunicação que suporta a internet e seus milhares de aplicativos, essenciais na nossa vida diária. Com os smartphones este acesso explodiu, sobretudo em países como o Brasil. Grupos de WhatsApp de familiares, de colegas de escola, de colegas de trabalho, todos enviando videos e mais videos para todos. Trocamos o escrever pelo falar. Nos comunicamos de forma mais amigável, mas consumimos, de forma indiscriminada, recursos que não vemos, que não temos como computar.
Neste momento em que o mundo está em quarentena, se não ficarmos atentos a como usamos a internet, corremos o risco de ficarmos, efetivamente, isolados.
Outro ponto que também gostaria de abordar é como este isolamento fisico está ampliando o vicio tecnológico. Já estávamos vivendo isto antes da crise, mas agora percebo que esta dependência se ampliou. Seja porque queremos manter-nos informados, seja porque temos menos opções do que fazer. Ai entramos num circulo vicioso mesmo, reforçando o uso indiscriminado citado anteriormente.
Como disse o presidente francês, e vários outros governantes mundo afora, estamos numa guerra contra um inimigo invisível. E, em assim sendo, temos que ser cautelosos no uso dos recursos essenciais, invisíveis, que suportam a internet e também temos de cuidar da nossa saude mental.
Sabe as restrições que propomos aos filhos de acessar a internet apenas duas vezes ao dia, por uma horinha apenas? Argumentamos que eles tem outras opções como livros e joguinhos… E sobre como explicamos a uma criança que ter um cartão de crédito não nos permite comprar tudo que queremos? Argumentamos que temos de ter dinheiro ao final do mes para pagar a fatura… Então, vamos nos conscientizar que ficar o dia inteiro conectado não é saudável. E que usar a internet de forma indiscriminada vai nos trazer uma conta que não teremos como pagar.
Medicos, pesquisadores e governantes necessitam da internet para trocarem informação em tempo real. Empresas da infra-estrutura critica dependem dela para que manter processos críticos. Voce precisa dela para cuidar daquele familiar que está distante. Vamos garantir a saude da internet, pois ela é essencial neste tempo de crise.