Sociedade Transformar

LIVROS

Matilda - a condessa que semeou liberdade, igualdade e fraternidade no século XI

LANÇADO!
Autora: Bernadette Castilho
Ano de publicação: julho de 2023
Editora Antroposófica

A relação entre Matilda de Canossa e Bernadette Castilho foi, aos poucos, se intensificando. Apesar dos dez séculos que separam suas vidas, vínculos fortes estão presentes. É até difícil compreender esta conexão atemporal.

A condessa sorrateiramente se aproximou de Bernadette, revelou sua história e a instigou a buscar por sua essência. No Vaticano apresentou-se em todo esplendor, no controle da igreja católica.

Bernadette mergulhou na pesquisa da biografia de Matilda. Viagens, leituras e vivências diversas a fizeram perceber sua coragem e determinação e, sobretudo, as mudanças sociais provocadas por aquela pequena mulher, lutando só, em plena Idade Média.

Além de contar a história de vida da Matilda de Canossa, Bernadette produziu aquarelas que ilustram o texto em diversos momentos.

Dra. Michele Spike – uma referência internacional sobre a vida da Condessa Matilda, enviou este comentário sobre o conteúdo final: “Em sua busca pela fascinante vida de Matilda, condessa da Toscana, Bernadette Castilho leva o leitor vividamente pela antiga via Francigena que Matilda e sua mãe, Beatriz, conheciam tão bem. Os desenhos de Matilda, seus castelos e igrejas, realizados pela autora, são tão informativos quanto deliciosos.”

Compre o livro impresso em português

Compre a versão e-book em inglês

 

Caminho de Santiago em três versões

Autora: Bernadette Castilho
Ano de publicação: abril de 2021
Editora Estância

Sim, este é mais um relato de um peregrino que volta do Caminho de Santiago, inspirado por sua vivência, e deseja compartilhá-la. Mas é, também, um conjunto de observações de alguém que experienciou o Caminho de três formas distintas: com amigos, sozinha e com marido. No total, Bernadette Castilho percorreu a pé mais de 1000 km, nos Caminhos Português e Francês, nos anos de 2010, 2016 e 2017.

A proposta central deste livro é abordar essas três diferentes versões do Caminho de Santiago, apresentadas de forma cronológica, desde a primeira viagem com os pais à Santiago de Compostela em 1998. Ademais, reflexões relevantes no processo de desenvolvimento individual são compartilhadas. Ao final foram anexados conteúdos para ajudar a melhor estruturar a experiência do Caminho: planejamento, recursos básicos e preparação física e emocional.

Toda a narrativa é ilustrada com cerca de 100 fotos da autora, inclusive a da capa do livro.


Texto do Marco Miranda (Ator, escritor, diretor teatral e professor de artes cênicas)

O “CAMINHO DE SANTIAGO EM TRÊS VERSÕES”, de Bernadette Castilho, é uma obra sobre o desenvolvimento individual que envolve o trajeto do Caminho de Santiago?

Assim como muitos, eu também me perguntava: Qual a motivação que leva as pessoas a peregrinar pelo Caminho? Será algo espiritual, talvez cercado de mistérios? A autora, não é, pelo menos à superfície, uma mulher puramente ligada a misticismos. Ao contrário, projeta uma imagem contemporânea, pragmática e sintonizada com nossos tempos, de olhos voltados para as questões práticas do cotidiano.

Então, à princípio, não me parecia algo que pudesse ser conectado. Só havia um jeito de entender este amálgama tão dicotômico: Ler o livro.

Na medida em que sou guiado, com palavras e imagens, pelos meandros, desafios e possibilidades de todos os trajetos, universos completamente diferentes se abrem. O Caminho é, sem dúvida, carregado de espiritualidade e de sonhos – daqueles em que podemos fechar os olhos e imaginar algo que povoa nosso inconsciente.

Entretanto, como Bernadette nos mostra de forma límpida, não se limita a isto. Talvez este seja o portal de entrada para um mundo muito mais complexo, misterioso e instigante que todos os outros: nosso próprio interior.

E assim trilhei as páginas de “CAMINHO DE SANTIAGO EM TRÊS VERSÕES”. E o interessante é que quanto mais eu lia, mais percebia minhas certezas e incertezas, dúvidas e contradições. Sentia a necessidade de organizar e entender as questões práticas e necessárias à toda a caminhada e, por extensão, à vida.

Ler a obra de Bernadette Castilho é, sem dúvida revelador, pois o percurso se desdobra em encontros, descobertas, culturas e as mais diferentes experiências. Sugiro que o leitor se deixe levar pelo Caminho, intrincado, simples, complexo e percorra-o simplesmente. Atravesse-o e chegue em um profundo universo: nós mesmos.

Texto da Regina Rapacci (Aconselhadora biográfica, escritora e editora)

Qual a real conquista de se caminhar até Santiago de Compostela? Há uma idade melhor para fazê-lo? Que tipo de planejamento e resiliência são precisos? Quando se fala em Caminho, as perguntas são muitas!

Depois dos seus 50 anos, Bernadette Castilho já o percorreu por três vezes, em versões distintas: com amigos, só e com seu companheiro. Neste livro, numa narrativa leve e objetiva, ela o percorre uma quarta vez, através de lembranças, reflexões biográficas e do entusiasmo – marca registrada – em compartilhar sua experiência em âmbitos emocionais, espirituais e práticos. Página a página, aqui está ela com seu riso e experiência, a encorajar o leitor a dar passos significativos em muitos sentidos da vida, além de Compostela. Se este for o momento, esta leitura pode ajudar você a ouvir o Chamado de se colocar em movimento pelo mundo, na sua melhor versão, seja qual for o destino ou a sua idade. Bom Caminho.


CLIQUE AQUI para o livro impresso (Brasil)

CLIQUE AQUI para e-book

CLIQUE AQUI para livro impresso (fora do Brasil)

Para Além do Capitalismo - Um novo olhar para os desafios de um sistema em esgotamento

Autor: Michel Spence
Tradutor: Silvio Urbano
Revisão técnica da tradução: Bernadette Castilho, Lea Kogut e Meiri Inoue
Ano de publicação: dezembro de 2021
Editora Voo

Neste livro o autor oferece uma perspectiva acessível, embora radicalmente não convencional e reveladora, sobre os fenômenos sociais de nosso tempo. Suas observações fornecem uma estrutura básica para que os indivíduos compreendam como a sociedade humana – particularmente a economia – funciona, levantando questões importantes e encorajando um novo modo de pensar.

Várias organizações, dentre elas a Sociedade Transformar, apoiaram financeiramente a tradução e publicação, em português, deste livro. Nossa proposta é estimular a reflexão e o diálogo sobre os conceitos e temas trazidos pelo autor.

CLIQUE AQUI para o livro impresso

CLIQUE AQUI para e-book

Teatro da Presença Social – A arte de fazer um movimento verdadeiro

Autora: Arawana Hayashi
Tradutor: Marcelo Brandão Cipolla
Ano de publicação: setembro de 2023
Editora Voo

Mergulhe em uma jornada pelas origens, os princípios e as práticas de uma forma inovadora de arte social criada por Arawana Hayashi e seus colegas do Presencing Institute.

O Teatro da Presença Social (TPS)  nos convida a acessar nossa criatividade natural e nossa capacidade inata de corporificar plenamente a “performance” de ser um ser humano.

O livro oferece práticas de movimento que apoiam as pessoas e as ajudam a reconhecer a sabedoria enraizada no corpo, a compaixão e a coragem de agir que existem nelas e em todos nós.

Várias organizações, dentre elas a Sociedade Transformar, apoiaram financeiramente a tradução e publicação, em português, deste livro. Nossa proposta é possibilitar que mais pessoas conheçam e façam uso das práticas aqui apresentadas.

CLIQUE AQUI para comprar direto na editora

Ativismo Delicado - Uma abordagem radical para mudanças

Autores: Allan Kaplan e Sue Davidoff
Tradutora: Ana Paula P. Chaves Giorgi
Ano de publicação: junho de 2024
Editora Bambual
Realização: Associação Parsifal21 e Escola Schumacher Brasil 

Os autores nos conduzem a compreensão de como o ativismo pode ser contundente e alcançar seus objetivos ainda que praticado com ternura, com escuta atenta e com entrega verdadeira nas relações entre todas as partes da questão.

Eles nos mostram o que as práticas de investigação conversacional podem oferecer para gerar respostas inteligentes. Com exemplos reais, ao ler este livro experimentamos o que o próprio ativismo delicado propõe: a consciência como prática.

Várias organizações, dentre elas a Sociedade Transformar, apoiaram financeiramente a produção, tradução e publicação, em português, deste livro. Nossa proposta é possibilitar que mais pessoas se tornem ativistas delicados.

Clique aqui para comprar direto na editora

Cuidado e Sustentabilidade

Autoras: Tania da Silva Pereira, Alda Marina Campos Melo, Bernadette Castilho e outros
Ano de Publicação: 2014
Editora Atlas

Em 2013 o Brasil vivenciava transformações socioeconômicas significativas nas duas décadas anteriores. A economia crescia, o mercado se sofisticava, a disparidade social diminuía, mas ainda haviam demanda de avanços em áreas importantes, como educação, infraestrutura e mercado de trabalho. Quando eclodiram manifestações populares diversas que gradativamente tomaram dezenas de cidades brasileiras, ficou claro que o país gritava por relações mais transparentes e nas quais todos ganhem. Ficou clara a demanda por soluções que ponderem os interesses de todos, das gerações presentes e futuras. Dentro desse contexto social brasileiro que gritava por uma nova ética, se torna\ou relevante e oportuna a publicação deste livro, que traz para uma mesma obra olhares diversos, de profissionais que trabalham ou estudam o cuidado em diferentes esferas profissionais.

Os textos enfocam principalmente o valor das pessoas, mas destacam também a “ecologia da família”, as “estruturas intermédias” esquecidas – o bairro, a igreja, as associações locais. O livro é, finalmente, sobre a necessidade de viver in solidum, com a consciência de que cada um é parte de um mundo só e de que todos afetam cada um; sobre a responsabilidade mútua e total relativamente a todos os atos da vida; sobre, afinal, a solidariedade.

Bernadette Castilho contribui para a obra com o artigo Trans-Formação: do indivíduo para o coletivo. São reflexões sobre o processo de transformação social, que começa no indivíduo e se encaminha para o coletivo. A contextualização teórica teve por base a Ética do Cuidado de Bernardo Toro, acrescida de estudos e pensamentos de vários autores, nacionais e internacionais. Numa abordagem prática, usou como base de reflexão o processo de transformação social que vivia na época. Um resumo deste artigo foi apresentado no post Do individuo ao coletivo, um caminho para transformação social.

Livro disponível em livrarias on line. Entre em contato se tiver dificuldade de comprar. Ainda temos alguns exemplares.

TransFormar - reflexão como meio de auto-desenvolvimento

Autora: Bernadette Castilho
Ano de publicação: 2014

De 2011 a 2014 Bernadette Castilho passou por um profundo processo de autoconhecimento e desenvolvimento. Neste período manteve o blog TransFormar, criado para compartilhar reflexões pessoais relacionadas ao que a movia na busca pela transformação. Com a criação da Sociedade Transformar, em dezembro de 2014, o movimento, antes individual, passou a ser em parceria com outros profissionais e diversos clientes. Com a criação de o blog da empresa não fazia mais sentido manter o pessoal. Para não perder aquelas inspirações que fizeram parte do seu caminho, por sugestão de um amigo, reuniu os posts daquele período neste livro.

Na maioria são reflexões atemporais, mesmo que tenham surgido por conta de um evento específico. São questionamentos que todos nós temos, se estamos abertos para ver os sinais que a vida nos apresenta.

Para adquirir o livro em formato e-book